Delphix Products

 View Only
Expand all | Collapse all

Is it possible to obtain, when provisioning mysql banks, the port and socket that are being provisioned?

  • 1.  Is it possible to obtain, when provisioning mysql banks, the port and socket that are being provisioned?

    Posted 06-04-2022 06:40:00 AM
    Edited by Hebert Vinicius 06-08-2022 12:25:03 PM
    Olá comunidade,No





    provisionamento Oracle VDB, posso definir uma variável de ambiente para o VDB que estará disponível nas operações de Gancho deste vdb (Custom Enviromnent Variables).
    Além disso, variáveis oráculos 'naturais' são definidas de acordo com o vdb que está sendo provisionado. Se estou refrescando o VDB VBANCO1, então ORACLE_SID será O VBANCO1 sem que eu precise definir nada.

    Onde eu quero ir é:

    Ao provisionar bancos de dados mysql, em scripts Hook, preciso saber o caminho do soquete deste mysql vdb que está sendo manipulado para fazer uma conexão com o banco de dados e executar operações no banco de dados.

    Essas informações já estão contidas nas operações de plugin mysql, basta saber se o plugin exporta essas variáveis para uso e, se for o caso, quais são seus nomes? Se não, é possível implementar?



    Se eles são definidos, é pelo plugin, pois são valores que são conhecidos no momento da operação pela Delphix. Por essa razão, eles não podem ser definidos em SO de antemão. Se eles têm que ser, isso quebra o conceito de agilidade, dinamismo e automação da solução, pois eu teria que continuar colocando essas informações no ENV da máquina (que eu não tenho como saber sobre isso sem fazer pesquisas sobre os processos de SO) em mãos, depois de provisionar o VDB.



    Use o exemplo do caso: O que eu preciso fazer é isso.


    Observe que sem saber o nome exato dessas variáveis não é possível acessar esses dados sobre a configuração que está sendo montada. No entanto, o plugin tem conhecimento de todas essas informações, pois todas elas são usadas para montar o banco de dados.

    Também não é possível definir variáveis de enviromnmento personalizadas no provisionamento de plugins personalizados (uma vez que é um provisionamento vfile), assim como é possível provisionar vdbs oracle.

    Então, minha pergunta é:

    Como obter ou acessar dinamicamente, no script Hook, a porta e o soquete do banco de dados mysql sendo provisionado/atualizado por delphix?

    ------------------------------
    [Hebert] [Assessoria
    Técnica]
    [TGV]
    [Brasil]

    ------------------------------


  • 2.  RE: Is it possible to obtain, when provisioning mysql banks, the port and socket that are being provisioned?

    Posted 06-08-2022 12:00:00 PM
    Hello Hebert-

    When I'm personally curious about what Environment Variables are available in a given plugin or data platform, I will add a Configure Clone bash shell command temporarily to simply echo the Environment Variables to a text file for review, then I can remove it and use the reference to modify my other script operations as needed.

    If you can provide specifics on which version of MySQL plugin your question is concerning, we may be able to offer more a more detailed response, as the value may not be set or exported as any environment variable, but sourced through other operations and therefore not viable to use an Environment Variable.  I see some details of the socket defined in one MySQL plugin version, but it would help to have specific details from your deployment so we speak to it accurately.

    Here's a basic example from a generic vFiles provision.


    $ cat /tmp/env.out
    SHELL=/bin/bash
    DLPX_SHELL=/work/Delphix_COMMON_4452fe6aa109_797abe1ceefb_2_host/scripts/bash/linux_x86/bin64/bash
    PWD=/home/oracle
    LOGNAME=oracle
    HOME=/home/oracle
    LANG=en_US.UTF-8
    SSH_CONNECTION=10.43.55.213 49636 10.43.40.13 22
    SELINUX_ROLE_REQUESTED=
    LESSOPEN=||/usr/bin/lesspipe.sh %s
    USER=oracle
    SELINUX_USE_CURRENT_RANGE=
    SHLVL=1
    XDG_SESSION_ID=18650
    XDG_RUNTIME_DIR=/run/user/1000
    SSH_CLIENT=10.43.55.213 49636 22
    DLPX_DATA_DIRECTORY=/mnt/provision/vfile
    PATH=/usr/local/bin:/usr/bin
    SELINUX_LEVEL_REQUESTED=
    MAIL=/var/mail/oracle
    _=/usr/bin/env
    


    ------------------------------
    Sean Nothdurft
    Senior Principal Technical Support Engineer
    Delphix
    ------------------------------



  • 3.  RE: Is it possible to obtain, when provisioning mysql banks, the port and socket that are being provisioned?

    Posted 06-15-2022 01:17:00 PM
    Thanks Sean, we were able to fix the problem by modifying the plugin.

    ------------------------------
    [Hebert] [Souza]
    [Technical consult]
    [TGV]
    [Brazil]
    ------------------------------